Warning: Undefined variable $tamanho in /home2/sementesponto/public_html/wp-content/themes/pontoalto/single.php on line 20

A agricultura regenerativa é uma prática mais avançada da agricultura orgânica que visa ter um impacto ambiental ainda menor. De acordo com o agrônomo Paulo Ramalho, é possível aprimorar a rentabilidade dos hectares através da redução do uso de fertilizantes sintéticos e do vigor do solo e da biodiversidade, uma vez restabelecidos.

Apesar dos princípios da agricultura regenerativa se basearem na agricultura orgânica (não utilizar produtos químicos sintéticos prejudiciais ao ser humano), eles são combinados com práticas de saúde do solo e gestão da terra. A agricultura regenerativa baseia-se em seis fundamentos principais:

1. Refrear a aração, gradagens ou quaisquer outras práticas que realizem o revolvimento do solo

2. Investir em palhadas (matéria orgânica) para minimizar ou eliminar a chance de ocorrência de erosão.

3. Dedicar-se à construção de diversidade através do sistema de rotação de culturas

4. Acondicionar raízes vivas no solo para a retenção de água e nutrientes e a realização da fotossíntese durante todo o ano

5. Diminuição ou restrição total do uso de pesticidas

6. Bem-estar animal e práticas justas de trabalho para os agricultores

A agricultura regenerativa é capaz de reduzir ao lançamento de carbono produzidos pela agricultura, pois, através da fotossíntese, elas capturam o gás carbônico e liberam oxigênio. Além disso, depois que morrem, suas raízes formam uma estrutura de carbono no solo que permitem a manutenção de água e nutrientes.

Práticas como o cultivo de cobertura tendem a manter a raiz viva no solo e amplia a população de micróbios benéficos que alimentam as plantas e as ajudam a manejar pragas. Consequentemente, a necessidade do uso de pesticidas e herbicidas – que matam bactérias saudáveis e prejudicam a saúde – também diminui.

Por fim, essas a agricultura regenerativa também auxilia na restauração do equilíbrio orgânico dos solos, além de gerar um rendimento praticamente idêntico ao de fazendas industriais (exceto em casos de clima extremo, onde a regeneração supera o convencional.)

 

Fontes:

BeefPoint 

– Allonda 

– Agrolink

Cases de Sucesso

Formação excelente na Fazenda Santa Terezinha das Rosas, município de Camapuã/MS – Cultivar BRS Piatã após 70 dias de plantio. Ver case completo

Dicas úteis

Os benefícios da Integração Lavoura-Pecuária

Conheça os benefícios

Calculadora de Pastagens