Warning: Undefined variable $tamanho in /home2/sementesponto/public_html/wp-content/themes/pontoalto/single.php on line 20

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apresentou, nesta terça-feira (20), o Plano ABC+2020-2030 que visa a promoção da agricultura de baixa emissão de carbono pelos próximos 10 anos. De acordo com o ministério, o projeto visa progredir no uso de recursos sustentáveis para a produção rural e a melhoria da receita do produtor.

Apesar de já existir na pasta e já ter sido executado na última década, o Plano ABC+ tem como objetivo renovar as metas pelos dez anos subsequentes. A ministra Tereza Cristina afirma que, na sua primeira década, o Plano superou o escopo e que, agora, a expectativa é estimular a gestão integrada das propriedades rurais e o uso eficiente dos recursos naturais.

A Abordagem Integrada da Paisagem (AIP), projeto que objetiva a gestão incorporada da propriedade rural, é um dos conceitos empregados pelo ABC+. Além de estimular a regeneração e conservação da qualidade do solo, da água e da biodiversidade, a AIP também encoraja o uso de áreas aptas à produção agropecuária e a preservação do Código Florestal.

O Plano ABC+ também propõe a combinação de ações de adaptação e atenuação de possíveis problemas ocasionados por fatores climáticos. Dessa forma, fortalece-se a força e a eficiência da produção e da rentabilidade.

Ainda que o plano já esteja bem definido, ainda é preciso propagá-lo entre os pequenos produtores rurais e agricultores familiares. Em julho, será realizada uma consulta pública, no qual a sociedade poderá colaborar com as próximas metas a serem alcançadas pelo Plano até 2030.

De acordo com Tereza Cristina, o setor econômico será fortalecido, uma vez essas metas alcançadas. “Reiteramos a importância do ABC+ na promoção do crescimento econômico. Afinal, os produtores rurais aderem às práticas de baixa emissão de carbono porque elas trazem eficiência e renda conciliando conservação e produtividade”.

Fontes:

– Revista News 

– SBT News

Cases de Sucesso

Formação excelente na Fazenda Santa Terezinha das Rosas, município de Camapuã/MS – Cultivar BRS Piatã após 70 dias de plantio. Ver case completo

Dicas úteis

Os benefícios da Integração Lavoura-Pecuária

Conheça os benefícios

Calculadora de Pastagens