Warning: Undefined variable $tamanho in /home2/sementesponto/public_html/wp-content/themes/pontoalto/single.php on line 20

Uma das maiores dificuldades para a sustentabilidade no agronegócio é a aplicação de soluções eficientes de preservação no momento da produção. O Sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) encontrou uma alterativa rentável e sustentável conhecido como sistema “Boi safrinha” que visa o aproveitamento do solo nos diferentes momentos do ano agrícola, alternando agricultura e pecuária. Ademais, auxilia na produção de carne a baixo custo e promove a produtividade das lavouras de grãos.

No sistema “Boi safrinha”, a braquiária é implantada após a colheita em áreas com baixo potencial produtivo, na maioria das vezes, e fora do período de plantio ideal. Com a ILP, é possível manter uma maior lotação de unidade animal, pois os animais são designados às áreas de integração onde estão disponíveis pastagens de alta qualidade a todo o momento.

Um dos aspectos que mais chamavam a atenção é que as pastagens permaneciam verdes por um período longo do ano. Quando o produtor de grãos começou a introduzir a braquiária nas áreas de agricultura, surgiu esta oportunidade: trabalhar com o boi, que é uma atividade de menor risco que o milho safrinha em muitas regiões”, afirma Lourival Vilela, um dos pesquisadores responsáveis pela regularização do Boi safrinha.

São inúmeros os benefícios do Boi safrinha. Além da maior oferta de carne na estação da seca, pesquisadores afirmam que a produtividade da soja teve um aumento de 15% e que as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo tiveram um melhoramento significativo. Consequentemente, houve um aumento na produção de matéria orgânica do solo e uma diminuição na incidência de pragas e ervas daninhas nas culturas.

A maior disponibilidade de forragem promovida pelo sistema em comunhão com o manejo adequado dos animais, pode encurtar o ciclo pecuário e aumentar a rentabilidade ao longo do tempo. É importante ressaltar que existem diversas opções de Boi safrinha e que a escolha varia de acordo com as características operacionais e climáticas da fazenda.

Fontes:

– Portal DBO

– Giro do boi

Cases de Sucesso

Formação excelente na Fazenda Santa Terezinha das Rosas, município de Camapuã/MS – Cultivar BRS Piatã após 70 dias de plantio. Ver case completo

Dicas úteis

Os benefícios da Integração Lavoura-Pecuária

Conheça os benefícios

Calculadora de Pastagens