Navegue pelas categorias
Warning: Undefined variable $tamanho in /home2/sementesponto/public_html/wp-content/themes/pontoalto/single.php on line 20
A Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Sire) da Embrapa elaborou um estudo com base nas exportações brasileiras dos últimos 20 anos. Essa pesquisa aponta a evolução do país no agronegócio mundial e revela que o Brasil é o quarto maior produtor de grãos do mundo, sendo responsável por 7,8% da produção mundial.
Em 2020, o Brasil produziu 239 milhões e exportou 123 milhões de toneladas de grãos. Só na soja, o país responde por 50% do mercado e soma mais de US$ 346 bilhões nas últimas duas décadas. Embora seja o quarto maior produtor de grãos, o Brasil é o segundo maior exportador do mundo, com 19% do mercado internacional.
O estudo observou também um aumento da produção e da exportação de algodão nos últimos 20 anos. Em 2020, o país foi o quarto maior produtor de algodão e o segundo maior exportador, atrás apenas dos Estados Unidos. Já em relação ao milho, o Brasil alcançou o posto de segundo maior exportador mundial correspondendo a quase 40 milhões de toneladas (19,8% das exportações totais do produto).
No ano passado, o rebanho bovino brasileiro foi o maior do mundo, representando 14,3% do rebanho mundial e ocupa o segundo lugar em relação a quantidade de carnes exportadas (bovina, suína e aves), com 13,4% do total internacional. Considerando apenas as exportações de carne bovina, o país, ano passado, foi o maior do mundo.
Considerada o alimento mais importante no âmbito do consumo interno e de exportações, a produção de carne de frango continua sendo destaque no Brasil. Ano passado, o Brasil se tornou o maior exportador de carne de aves com 4,3 milhões de toneladas (20,9%). Já em relação à carne suína, o Brasil alcançou a terceira posição mundial na produção, com 41 milhões de cabeças, ou seja, 4,4% do total.
O Brasil foi responsável por mais de um quarto (25,5%) das exportações mundiais de café, comercializando 2 milhões de toneladas. O país também teve destaque na produção de açúcar, que correspondeu a um terço da produção internacional, se tornando o maior produtor de açúcar do mundo. Também se consolidou como o maior exportador, com 22 milhões de toneladas no ano passado, o equivalente a 30% da exportação mundial.
Fontes:
Cases de Sucesso
Formação excelente na Fazenda Santa Terezinha das Rosas, município de Camapuã/MS – Cultivar BRS Piatã após 70 dias de plantio. Ver case completo
Calculadora de Pastagens