Warning: Undefined variable $tamanho in /home2/sementesponto/public_html/wp-content/themes/pontoalto/single.php on line 20

Os solos arenosos, também conhecidos como solos leves, são aqueles que possuem grande proporção de areia (em torno de 70%) e pouca quantidade de argila (geralmente menos que 15%). Esses solos são constituídos quase que exclusivamente por grãos de areia, mais especificamente de quartzo, o que o torna pobre em nutrientes e mais propícios a degradação e perda da capacidade produtiva.

Por conta dessas características – que são encontradas principalmente em regiões com clima quente e chuvas irregulares –, o escoamento de água entre os grãos de areia é uma das dificuldades de sobrevivência desse tipo de solo. Em função da degradação da qualidade, há predomínio de pastagens perenes com baixa produtividade e sérios problemas de erosão.

Apesar das propriedades adversas, isso não quer dizer que o solo arenoso não seja produtivo. Atualmente, terras onde predominam os solos arenosos são responsáveis por uma parte significativa de produção de diversas culturas. Mas, para que esse solo se torne mais produtivo, há uma série de ações que devem ser realizadas com muito estudo e cautela. Confira algumas dessas ações:

1. Gramíneas

As gramíneas são peças-chave para a agricultura sustentável em solos arenosos. Como as forragens oferecem boa quantidade de palhada para proteger as raízes, elas acabam promovendo a agregação do solo, que é fundamental para a produção. Porém, antes de tudo, é necessário identificar quais as espécies e cultivares mais adaptadas para cada tipo de sistema, região e solo.

2. Manejo do solo

É importante ter atenção para o manejo nutricional e conservacionista do solo, pois esse tipo de solo precisa de um maior monitoramento da fertilidade. A estrutura do solo está diretamente relacionada com práticas de manejo (compactação do solo e sistemas de cultivo). Solos arenosos são mais propícios às espécies que apresentam um sistema radicular maior, pois elas são capazes de absorver mais água e nutrientes nas camadas mais profundas.

3. Sistema de integração lavoura-pecuária

O sistema ILP quando associado à rotação de culturas com gramíneas e leguminosas é considerada a prática mais eficaz para culturas graníferas anuais. O ideal é encaixar no cronograma agrícola alguma cultura de cobertura, como brachiarias e panicuns, pois essas culturas possuem sistema radicular vigoroso e produzem palhada em quantidade para a produção de matéria orgânica.

Como pudemos observar, solos arenosos não são sinônimos de solos inférteis ou improdutivos. Eles são apenas mais propensos ao desequilíbrio de nutrientes e, portanto, vão exigir maior atenção e adubação feita de forma correta para alcançar a produtividade.

Fontes:

– Canal Rural

– Agrolink 

– Embrapa

– Agriconline 

Cases de Sucesso

Formação excelente na Fazenda Santa Terezinha das Rosas, município de Camapuã/MS – Cultivar BRS Piatã após 70 dias de plantio. Ver case completo

Dicas úteis

Os benefícios da Integração Lavoura-Pecuária

Conheça os benefícios

Calculadora de Pastagens