Navegue pelas categorias
Warning: Undefined variable $tamanho in /home2/sementesponto/public_html/wp-content/themes/pontoalto/single.php on line 20
Para obter produtos de alta qualidade e bons rendimentos nos negócios, o produtor precisa focar em melhorias em todas as etapas da cadeia de produção. A alimentação dos bovinos é um dos principais fatores para o sucesso da pecuária de corte. Uma dieta rica em fibras, proteína e energia estimula a produção eficiente e, consequentemente, a carne de qualidade.
A nutrição, a genética e o bem-estar animal são umas das partes mais importantes do sistema de criação. Em razão disso, deve-se escolher cuidadosamente os tipos de capim levando em consideração as necessidades nutricionais, as formas de manejo e não menos importante, a preferência dos animais pelos pastos.
Paulino Andrade, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa, recomenda que o produtor evite misturar capins em uma mesma área por conta da aceitação do alimento pelo animal. Por ter sempre uma preferência, é provável que o gado só queira consumir o capim mais palatável. Ainda assim, mudar as pastagens é vantajoso, desde que seja feito em setores diferentes e designado a rebanhos distintos.
Para os animais criados para abate, o capim brachiaria e panicum são os mais utilizados na alimentação. Segundo o engenheiro agrônomo, a brachiaria brizantha é a mais recomendada visto que tem alta tolerância ao frio e às secas e é bem resistente às cigarrinhas-das-pastagens. A variedade é indicada para bovinos de cria, recria e engorda, e também pode ser usada para ovinos, caprinos e bubalinos.
A BRS Zuri, a BRS Quênia e o capim-mombaça são cultivares que vêm ganhando destaque por conta do seu alto valor nutricional e por também serem resistentes à alterações de temperatura e cigarrinhas. O capim-moçamba é indicado para diversificar a pastagem em sistemas intensivos de produção animal e é bastante recomendado em áreas que possuem o solo fértil.
Quanto maior o valor nutricional do pasto da fazenda, maior será a taxa de aproveitamento das forrageiras e, consequentemente, a qualidade dos produtos bovinos. Para garantir que os animais tenham uma alimentação nutritiva e que as forrageiras sejam mais eficientes, o uso de sementes puras é fundamental.
Para garantir a qualidade dos nossos produtos, a Ponto Alto fez uma parceria com o Programa Semente Legal, solução desenvolvida pela Ceptis Agro com a ajuda da VEQ (Verificação Externa de Qualidade) para assegurar a rastreabilidade segura e a certificação da origem das sementes. Assim, a Ponto Alto eleva a tecnologia para um novo patamar garantindo excelência, confiança e garantia nas produções de sementes de pastagens e fazendo do negócio a melhor escolha aos clientes.
Fontes:
– Canal Rural
– Nutrição e saúde animal
– Compre Rural
Cases de Sucesso
Formação excelente na Fazenda Santa Terezinha das Rosas, município de Camapuã/MS – Cultivar BRS Piatã após 70 dias de plantio. Ver case completo
Calculadora de Pastagens