Navegue pelas categorias
Warning: Undefined variable $tamanho in /home2/sementesponto/public_html/wp-content/themes/pontoalto/single.php on line 20
O mercado ilegal de sementes piratas vem crescendo continuamente ao longo dos anos. Um levantamento divulgado conjuntamente pela Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem) e pela Associação Paranaense de Sementes e Mudas (Apasem) aponta que a pirataria provoca um prejuízo de R$ 2,4 bilhões ao ano, em todo o Brasil, impactando produtores, consumidores e pesquisadores.
Além dos danos financeiros a pirataria no agronegócio impacta na produtividade das lavouras, isso ocorre porque os produtos sem procedência têm um índice inferior de germinação comparados a uma cultivar protegida. O produtor precisa sempre levar em conta a velha máxima segundo a qual “o barato sai caro”.
Neste cenário amplo, é possível identificar dois perfis de compradores desse tipo de produto, sendo o primeiro aquele que o faz de forma consciente, vislumbrando apenas o aparente benefício financeiro imediato, e o segundo aquele que o faz de forma inconsciente, que por desconhecimento ou falta de informação adequada, adquire produtos falsos na confiança plena de que a empresa ao qual adquiriu o produto está em conformidade com a legislação.
Pensando nesse segundo usuário a Ceptis Agro desenvolveu o Programa Semente Legal que permite ao consumidor autenticar e identificar os produtos originais, produzidos com garantia de origem e em atendimento às normas e legislações pertinentes de forma rápida e fácil, bastando apenas identificar a etiqueta Semente Legal nas embalagens adquiridas.
Ponto Alto Soluções em Pastagens atua nos 26 Estados brasileiros, no Distrito Federal e no exterior; Ineditismo está na implementação de 4 ações integradas: certificação de origem, monitoramento do processo produtivo, verificação da qualidade e rastreabilidade segura em 100 % de toda a sua safra.
O programa Semente Legal, da Ceptis Agro, atesta a produção de forma ampla: realiza a certificação de origem, o monitoramento do processo produtivo, a verificação de qualidade e a rastreabilidade segura. A Ponto Alto foi a primeira empresa do Brasil a adotar estas quatro ações integradas que atesta toda a sua produção.
Como funciona o Semente Legal?
O Semente Legal passou por um amadurecimento desde a sua implementação unindo alguns elementos que formam um sistema de rastreabilidade segura incorruptível e autêntico, sendo composto pelos seguintes elementos:
Etiquetas e lacres impressos com elementos de segurança físicos e digitais;
Auditorias: realização de uma auditoria nas Unidades de Beneficiamento de Semente (UBS);
Plataforma tecnológica: plataforma própria elaborada para gerenciar todo o programa;
(VEQ) Verificação Externa da Qualidade;
Aplicativo; desenvolvido para ser a comunicação entre o usuário de sementes e mudas e o PROGRAMA SEMENTE LEGAL,
TRUSTSCORE: construído para ser um índice de aderência do Produtor ao protocolo SEMENTE LEGAL,
A Ceptis Agro entende através de sua expertise em tecnologia que quanto mais barreiras impostas ao falsário, mais difícil de se copiar o produto se torna, por isso acredita-se que a junção de soluções é o que determina o fator de segurança do programa.
Qual a importância diferencial dentro da empresa?
Diante da concorrência desleal imposta pelo mercado falsificador amplamente difundida no setor de sementes e pulses o Semente Legal vem como um instrumento de conformidade para as empresas que querem diferenciar os seus produtos e a sua imagem no mercado e acima de tudo garantir a qualidade que se espera de produtos com alto valor agregado.
Exatamente por não estar ligado a nenhum órgão regulatório ou iniciativa governamental as empresas associadas ao programa se posicionam em conformidade com os mais amplos e atualizados protocolos regulatórios do agronegócio, já que para cada problema identificado no setor foi idealizado um instrumento de controle dentro do programa.
Como funciona o TRUSTSCORE?
Tecnologia nacional e inovadora de monitoramento contínuo que gera um índice de confiança a partir da medição dinâmica da aderência do processo produtivo a um protocolo composto por indicadores de boas práticas sustentáveis – com critérios sociais, econômicos e ambientais – e comportamentos legais esperados pelo mercado. Por meio do índice “TrustScore” é possível diferenciar as empresas que participam do programa, destacando o desempenho de cada uma a partir de uma base comum, que é o protocolo, promovendo, portanto, uma concorrência justa e saudável, onde toda a cadeia se beneficia.
Qual a diferencial perante as demais empresas do mercado?
O programa Semente Legal surge de uma iniciativa Ceptis Agro que é um braço tecnológico da Ceptis SA, empresa brasileira que detém o direito de comercialização de uma tecnologia suíça com mais de 90 anos de mercado, sendo a maior do mundo no mercado de tintas de segurança e rastreabilidade segura.
O know-how da Ceptis sempre foi o mercado de segurança, sendo assim o Semente legal traz a junção do físico com o digital compondo um sistema de segurança multinível.
Como grande diferencial, o Programa traz a Verificação Externa da Qualidade – VEQ´s – que consiste em auditorias nas UBS – Unidades de Beneficiamento – revendas e consumidores, sem agendamento, para coletar amostras dos produtos protegidos pelo Semente Legal®. Essas amostras são enviadas sem identificação para laboratórios credenciados pelo MAPA que fazem uma análise da pureza e viabilidade das sementes, de acordo com o protocolo definido para cada cliente, em paralelo é enviada uma amostra para o produtor e para a Ceptis Agro.
O resultado da amostragem é viabilizado na plataforma. Essa iniciativa é exclusiva e se distancia da autodeclaração praticada pelo mercado na maioria das vezes, sem nenhuma validação externa.
Além disso a utilização do “TrustScore” possui abrangência em diversas aplicações, trazendo
benefícios e vantagens a toda a cadeia de valor, uma vez que seus pilares estruturantes estão
lastreados em valores que promovem a produção e comercialização justa, respeitando as leis
e normas estabelecidas para a atividade, protegendo a propriedade intelectual dos respectivos obtentores, garantindo assim o retorno de recursos para pesquisa e desenvolvimento, promovendo valores socioambientais através do combate à evasão fiscal e comércios ilegais, dentre outros benefícios.
Fonte:
Ceptis Agro
Cases de Sucesso
Formação excelente na Fazenda Santa Terezinha das Rosas, município de Camapuã/MS – Cultivar BRS Piatã após 70 dias de plantio. Ver case completo
Calculadora de Pastagens