A Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa) em parceria com a Universidade Federal Recôncavo da Bahia (UFRB) desenvolveu um sistema que disponibiliza recomendações de calagem e adubação para o cultivo de mandioca e várias frutas como laranja, banana, melão, limão, etc.
Através de uma interface prática e acessível, o software AdubaTec possibilita os produtores e técnicos a descobrirem, gratuitamente, a quantidade de nutrientes correta que deve ser aplicada no solo com base nas particularidades do cultivo. Para tal, basta indicar no aplicativo as informações da propriedade química do solo e os dados da produção (sistema de cultivo, etapa da produção, clima e produtividade almejada). Após o preenchimento dos dados, o sistema gera um relatório que traça, de forma simples, os resultados obtidos e adverte sobre as quantidades de nutrientes que serão necessárias no cultivo escolhido, além de formar um banco de dados com informações sobre os solos de diversas regiões.
Luciano Pontes, desenvolvedor do sistema e analista do Núcleo de Tecnologia da Informação da Embrapa Mandioca e Fruticultura, informa que o sistema visa oferecer mais acessibilidade e autonomia aos produtores ao dispensar a necessidade de um especialista de tecnologia da informação para delinear os dados. Essa integração proposta entre o produtor e as atividades no âmbito da agricultura digital tem como objetivo principal elevar a renda, a produtividade e a segurança no campo, além de diminuir os custos de produção.
O AdubaTec se destaca não só pela grande variedade de cultivos, mas também pela oportunidade de integração de recomendações de novas culturas. “O diferencial do nosso sistema é ser parametrizável, ou seja, pode ser adaptado para qualquer cultura e até mesmo variedades específicas”, afirma a pesquisadora Ana Lúcia Borges, responsável pelo conteúdo do sistema. Para além, o software foi desenvolvido de forma desassociada da interface para que, futuramente, possa integrar outros aparelhos ou produtos e automatize os processos de análises de solos de laboratórios.
Borges ressalta ainda que o AdubaTec está engajado com os compromissos da Embrapa com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O software atende à finalidade de “proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação dos solos e deter a perda da biodiversidade.”, indicado pela agenda mundial sancionada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em 2015.
Fontes:
– Agrolink
– Canal Rural
– Embrapa
– Notícias Agrícolas