Warning: Undefined variable $tamanho in /home2/sementesponto/public_html/wp-content/themes/pontoalto/single.php on line 20

O Manejo de Integração de Pragas (MIP) é um conjunto de técnicas sustentáveis para a prevenção e controle de pragas na lavoura com o máximo aproveitamento dos pastos. Além da possibilidade de aplicação a diversas culturas, em conjunto, essas práticas reduzem o custo e aumentam a produção sem causar danos ao produtor. O MIP vem se tornando cada vez mais presente nas lavouras e é uma ótima estratégia para alavancar as produções.

Para saber qual o método mais eficaz para a cultura, é necessário, antes de tudo, fazer uma análise das condições do ambiente. Para tal, é importante saber as informações nutricionais da planta, os fatores climáticos e as principais pragas que podem afetar a plantação. É relevante também prestar atenção ao nível abaixo ao qual a praga causa dano, pois ele determinará qual a melhor estratégia de manejo; às amostragens frequentes das populações de inseto; e na correta identificação das espécies, plantas e inimigos naturais da praga.

Ao realizar as análises necessárias, poderão ser determinadas as bases do manejo integrado de pragas que são divididos entre controle comportamental (manipulações químicas entre os seres vivos por meio de plantas armadilhas ou repelentes), controle genético (diminuição das pragas com a redução do potencial reprodutivo), controle varietal (utilização de plantações resistentes por meio de processos de melhoramento genético), controle químico (uso de defensivos químicos) e controle cultural (redução da oferta de alimentos para a praga).

O controle cultural deve ser uma medida preventiva e permanente na lavoura, ou seja, é importante a sua prática mesmo na ausência de pragas na plantação. Dentre os métodos de controle cultural, destaca-se o pastejo rotacionado que consiste na divisão da área do pasto em 3 ou mais piquetes para que haja uma alternância entre o período de pastejo e de descanso. Além de fornecer alimento de forma constante para os animais, o sistema também conserva a qualidade do solo e do pasto e evita a proliferação de pragas.

 

Fontes:

Promit 

– Canal Agro

– Boas Práticas Agronômicas

Educapoint

Cases de Sucesso

Formação excelente na Fazenda Santa Terezinha das Rosas, município de Camapuã/MS – Cultivar BRS Piatã após 70 dias de plantio. Ver case completo

Dicas úteis

Os benefícios da Integração Lavoura-Pecuária

Conheça os benefícios

Calculadora de Pastagens