Warning: Undefined variable $tamanho in /home2/sementesponto/public_html/wp-content/themes/pontoalto/single.php on line 20

A geada é um fenômeno que implica no congelamento dos tecidos vegetais e provoca a morte das plantas ou suas partes (folhas, ramos, frutos, caule) por conta da baixa temperatura do ar.

Esse evento causa bastante preocupação aos produtores rurais devido aos grandes prejuízos que elas podem causar. Algumas regiões do Brasil sofrem sérios danos na agricultura como, por exemplo, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e o sul de Minas Gerais.

Uma das alternativas para driblar os maiores impactos das geadas é escolher gramíneas que resistam a graus negativos. A gramínea perene, por exemplo, é produtiva durante anos, mesmo plantada uma única vez. Claro que o bom manejo e uma adubação adequada são fundamentais.

Uma vez que grande parte da forragem estiver deteriorada pela geada, o gado vai começar a rejeitar esse pasto. Para isso, é preciso estimular o máximo do consumo antes que a pastagem se deteriore.

A chuva é um dos principais fatores para a danificação e, por isso, a maior recomendação é utilizar as estratégias de alimentação para o consumo da forragem antes do apodrecimento. O alimento não faz mal para o boi, o animal apenas o rejeita. Para estimular o consumo, uma das dicas é utilizar ureia com sal, mistura múltipla ou sal proteinado. Tudo depende do sistema utilizado pelo produtor.

A mistura múltipla ou sal proteinado já contém o amido que também ajuda no aproveitamento do capim. Quanto mais o gado se alimentar da forragem, mais ele transforma a palha em ganho de peso, reserva corporal, massa muscular e gordura para proteger das perdas quando acontecerem as primeiras chuvas.

Caso o produtor queira aproveitar as primeiras doses de ureia, é necessário o acompanhamento de um zootecnista. Também, é preciso proteger as áreas com aceiros, faixas livres de vegetação onde o solo fica descoberto evitando a entrada de fogo, situação comum de acontecer nessa época seca do ano.

Oferecer uma boa nutrição ao gado também é essencial para a engorda. A suplementação supre as necessidades que o gado não encontra na ração e no pasto, além de prevenir perda de peso e o contágio de doenças e parasitas.

Fontes:

– Embrapa

– Canal Rural

– Boi Saúde

Cases de Sucesso

Formação excelente na Fazenda Santa Terezinha das Rosas, município de Camapuã/MS – Cultivar BRS Piatã após 70 dias de plantio. Ver case completo

Dicas úteis

Os benefícios da Integração Lavoura-Pecuária

Conheça os benefícios

Calculadora de Pastagens