Warning: Undefined variable $tamanho in /home2/sementesponto/public_html/wp-content/themes/pontoalto/single.php on line 20

Conhecer os tipos de capins é de extrema importância para se ter sucesso na pecuária. Por isso hoje nós vamos falar um pouco da diversificação de gramíneas em sua fazenda.

O Brasil tem uma grande diversidade de gramíneas, sendo um dos países com mais áreas de pastagens no mundo. A Embrapa tem responsabilidade nisso, pois eles desenvolvem e selecionam as melhores gramíneas para os pecuaristas. Mas infelizmente muitos ainda insistem em fazer a monocultura.

Cada cultivar tem suas características, como por exemplo a Xaraés tem folhas mais largas, o Andropogon é ótimo para ser plantados em áreas pedregosas, de morro ou com restrições de chuva. Já o Massai é muito apreciado e plantado por ser bastante produtivo. E a Humidicola é ótima para encostas e morros. Por ter essa enorme diversidade de gramíneas, é importante que o pecuarista conheça e entenda sobre isso para poder levar a diversidade á sua fazenda.

De acordo com Wagner Pires, consultor da ITVET (Instituto de Treinamento Veterinário), o ideal é se ter no mínimo 3 tipos de gramíneas no pasto, não precisando ser misturadas. Deste modo é possível ter cria, recria e engorda na mesma fazenda.

A diversificação permite que você tenha as melhores gramíneas, atendendo as necessidades de fertilidade e variar de acordo com a área, no caso de áreas acidentadas por exemplo. Com tantas opções, você pode escolher as melhores e ter os melhores resultados.

Entre em contato com a nossa equipe de vendas para tirar as dúvidas sobre nossas cultivares e diversifique sua pastagem!

Fonte: Portal DBO, ITVET e Embrapa

Cases de Sucesso

Formação excelente na Fazenda Santa Terezinha das Rosas, município de Camapuã/MS – Cultivar BRS Piatã após 70 dias de plantio. Ver case completo

Dicas úteis

Os benefícios da Integração Lavoura-Pecuária

Conheça os benefícios

Calculadora de Pastagens