Warning: Undefined variable $tamanho in /home2/sementesponto/public_html/wp-content/themes/pontoalto/single.php on line 20

Um estudo realizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) revela que a expansão do acesso à internet nas áreas rurais favorece o desenvolvimento econômico dos países tanto desenvolvidos quanto os em desenvolvimento, mas é preciso investimentos.

A publicação do IICA em parceria com a Microsoft e o Banco Interamericano de Desenvolvimento mostra que, no caso do Brasil, adicionar apenas 10 linhas de banda larga a cada 100 habitantes pode trazer um impacto positivo para o Produto Interno Bruto (PIB) e aumentá-lo em 1,21% por ano. Esse impacto também pode ser sentido no aumento do acesso à rede 4G, ainda que menor, de 0,11%.

O Brasil ainda enfrenta certa dificuldade quando se trata de boa conexão. Segundo o estudo, 46,9% dos moradores das áreas rurais contam com conexão de qualidade, enquanto no meio urbano, essa porcentagem é de 76,3%. Quem convive no campo ainda atesta que a maior parte dos acessos acontece pelos esforços dos próprios produtores rurais.

A dificuldade ou falta total de acesso à internet e smartphones indisponibiliza o acesso a aplicativos essenciais para o produtor como, por exemplo, os desenvolvidos pela Embrapa, que além de gratuitos trazem orientações essenciais sobre cultivo, pragas e sanidade. De acordo com Ada Machado Silveira, pós-doutora em comunicação, até mesmo o simples acesso às redes sociais já traz impactos positivos para o trabalhador rural.

 

Fontes:

Canal Rural

Cases de Sucesso

Formação excelente na Fazenda Santa Terezinha das Rosas, município de Camapuã/MS – Cultivar BRS Piatã após 70 dias de plantio. Ver case completo

Dicas úteis

Os benefícios da Integração Lavoura-Pecuária

Conheça os benefícios

Calculadora de Pastagens