Warning: Undefined variable $tamanho in /home2/sementesponto/public_html/wp-content/themes/pontoalto/single.php on line 20

Ter uma semente de qualidade é primordial para a maioria das culturas agronômicas, mas, essa ação ainda é pouco disseminada entre os agricultores. Você sabe o que é uma semente de qualidade e conhece os benefícios que ela pode trazer para o agricultor? Vamos te explicar o que é preciso saber sobre esse assunto nessa matéria.

Tratar sementes é uma prática bastante antiga, há registros desde 2.000 AC de agricultores egípcios e depois romanos que banhavam as sementes em caldos de cebola, o que gerava um controle de pragas e por consequência aumentava a produtividade.

A Doutora Juliana Ramiro, engenheira agrônoma, afirma que “abrir mão do tratamento é um risco que não vale a pena correr, pois se trata de um procedimento barato quando comparado às perdas que a falta dele pode acarretar”

A semente tratada é aquela que recebe um cuidado especial com relação a tecnologia no momento do plantio, utilizando agentes químicos e biológicos para garantirem a sua proteção durante seu desenvolvimento. A semente tratada, além de ter um melhor funcionamento dentro das máquinas semeadoras, é mais eficiente na distribuição do plantio aéreo e protege a semente contra variações de temperatura e outras questões climáticas e, uma das melhores características dessa semente é que ela minimiza os riscos de danos que podem ocorrer do contato com fertilizantes, tratar sementes possui uma ótima relação custo-benefício, não só para o produtor como também para a economia nacional, basicamente, seu principal trabalho é garantir a qualidade sanitária das sementes e protegê-la contra pragas, doenças do solo e patógenos que podem ocorrer durante o período da semeadura e germinação.

Segundo pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS), Augusto César Pereira Goulart, o uso de sementes tratadas evita o aparecimento de doenças como antracnose, cancro da haste e podridão branca da haste e da vagem. Goulart ainda afirma que fazer uso de sementes livres de contaminação ou que estejam dentro dos padrões de tolerância são essenciais para impedir ou retardar a disseminação de doenças.

Atualmente, o tratamento das sementes possui duas formas de ser feito: On Farm e TIS (Tratamento Industrial de Sementes), o tratamento On Farm é aquele realizado dentro da fazendo pelo próprio produtor, já o TIS é o processo que se baseia em aplicações automatizadas por meio de alta tecnologia, nesses dois casos é recomendado seguir das normas de boas práticas de tratamento de sementes.

Segundo o engenheiro agrônomo e doutor em fitopatologia, José Otávio Menten, “O tratamento de sementes é um trabalho preventivo que pode evitar a ação de pragas e doenças e proporcionar melhor estabelecimento do estande da lavoura”.

Segue abaixo uma lista de alguns dos vários benefícios que o tratamento de sementes pode gerar do plantio à colheita:

  • Aumenta a produtividade;
  • Melhora o enraizamento da planta e germinação;
  • Protege o potencial genético da variedade que o produtor escolheu para plantar;
  • Baixo custo de investimento;
  • Controla pragas.

Fontes:

– Boas práticas agronômicas

– Syngenta

– Agropós

– Embrapa

– Grupo Cultivar

Cases de Sucesso

Formação excelente na Fazenda Santa Terezinha das Rosas, município de Camapuã/MS – Cultivar BRS Piatã após 70 dias de plantio. Ver case completo

Dicas úteis

Os benefícios da Integração Lavoura-Pecuária

Conheça os benefícios

Calculadora de Pastagens