Navegue pelas categorias
Warning: Undefined variable $tamanho in /home2/sementesponto/public_html/wp-content/themes/pontoalto/single.php on line 20
23
jun
O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP), responsável por mostrar a evolução do desempenho das lavouras e da pecuária ao longo do ano, atingiu, em maio deste ano, a marca de R$ 1,11 trilhão, valor 11,8% superior ao obtido em 2020 que foi R$ 993,9 bilhões. Os maiores contribuintes para o crescimento são o arroz, milho, soja e carne bovina, produtos que tiveram forte aumento de preços reais.
A lavoura e a pecuária tiveram o valor mais alto dos últimos 32 anos, alcançando um aumento de 15% e 3,8% no VBP, respectivamente. Dentre os produtos que tiveram os maiores acréscimos destacam-se o arroz (5,7%), milho (20,3%), soja (31,9%) e o trigo 35,1%).
O aumento no VBP pode ser responsabilidade do desempenho extremamente positivo das exportações de soja em grãos e carnes, preços favoráveis e safra de grãos, que têm contribuído para diminuir os impactos da seca que afetaram lavouras de milho e feijão em algumas regiões.
De acordo com as projeções da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab) e do IBGE, a falta de chuvas não foi o suficiente para abalar a safra expressiva.
“A falta de chuvas no período de plantio de importantes culturas como, milho, soja e feijão, teve impactos ao prejudicar parcialmente essas lavouras. Esse fato, entretanto, não chegou a alterar o caminho de crescimento da safra. Permanecem, em essência, os valores que representam resultado recorde da produção em 2021”, explica José Garcia Gasques, coordenador da pesquisa e de Avaliação de Políticas e Informação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Fontes:
Cases de Sucesso
Formação excelente na Fazenda Santa Terezinha das Rosas, município de Camapuã/MS – Cultivar BRS Piatã após 70 dias de plantio. Ver case completo
Calculadora de Pastagens