A semente é o insumo mais estratégico que existe. O uso de sementes de má qualidade pode restringir o potencial produtivo. Para que as sementes apresentem seu potencial máximo, é preciso que elas sejam bem selecionadas e passem por um manejo adequado. Uma maneira do produtor garantir a qualidade desses insumos é através da utilização de sementes certificadas e rastreadas.
Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a certificação de sementes é um procedimento que controla a qualidade em todas as etapas da produção, desde o conhecimento genético das sementes até o processo que permite saber o número de vezes que uma cultivar foi multiplicada. Dessa forma, o produtor não só tem a segurança de plantar a variedade planejada, como também tem vantagens geradas pela certificação das sementes. Conheça alguns desses benefícios a seguir:
1. Origem da cultivar
Como citado anteriormente, com as sementes certificadas é possível saber quantas vezes a cultivar foi multiplicada após sua liberação. Ou seja, com esse conhecimento, o produtor pode se certificar de que vai plantar a cultivar que realmente planejou para a sua lavoura, além de se assegurar que a cultivar expressa toda a sua potencialidade produtiva (é cientificamente comprovado que a semente de espécie autógamas entra em processo de degeneração após a quinta geração).
2. Qualidade
A semente certificada possui uma garantia de qualidade. Esse padrão é definido em provas reunidas pela Entidade Certificadora e examinada em Laboratório de Sementes credenciados pelo MAPA. Dessa forma, garante-se a qualidade física, fisiológica, genética e sanitária da semente.
3. Garantia e segurança
O produtor recebe um certificado e a nota fiscal das sementes compradas. Ou seja, caso ocorra algum problema com as sementes, o produtor tem como reclamar a solicitar seus direitos em cima da compra. Além disso, as sementes certificadas são sementes legalizadas e registradas pelo MAPA. Isso significa que, com essas sementes, é possível ter acesso ao crédito e à cobertura do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).
4. Inovação
Sementes certificadas são frutos da inovação tecnológica, pois em seu desenvolvimento, foram introduzidas características por meio das técnicas mais recentes avanços do melhoramento genético.
O Grupo Era, que é composto pelas marcas Ponto Alto e Nova Safra, é conhecido como a primeira empresa do Brasil com o certificado validado internacionalmente pela Ceptis Agro a adotar as ações que atestam 100% de sua produção, tendo resultados surpreendentes e popularizando o Programa Semente Legal em 50% no Brasil. Essa iniciativa do grupo reforça que, para o combate de práticas de comercialização de sementes piratas, é necessário que as grandes empresas do agronegócio apoiem grandes práticas como a do programa, garantindo a implementação em mais lugares e a proteção do consumidor.