Navegue pelas categorias
Warning: Undefined variable $tamanho in /home2/sementesponto/public_html/wp-content/themes/pontoalto/single.php on line 20
21
maio
Primeiramente, vamos começar falando um pouco sobre o que são as forragens: também conhecidas como culturas forrageiras, são comunidades de plantas herbáceas que são utilizadas para suprir a alimentação do gado. É importante reforçar que o local onde se cultivas forrageiras é diferente do local da utilização da mesma, devido a isso, é necessário haver um processo de transporte.
Um dos maiores pontos positivos das forrageiras é o seu nível produtivo quando comparado as pastagens, é possível perceber que a produção de forragens tem um maior rendimento tonelada/hectare, tanto por estação de crescimento quanto por ano.
Além disso, com a produção de forrageiras é possível ter uma gestão mais eficiente quanto a disponibilidade de água e também obter uma quantidade maior com alta qualidade de produção. Mas como sabemos, não existem só pontos positivos nessa escolha. As forragens também geram um maior custo de produção e possuem um maior risco de falhas no momento da instalação.
As pastagens, assim como as forrageiras, são comunidades de plantas, geralmente herbáceas, porém, elas são aproveitadas no próprio local em que crescem, ou seja, aproveitadas pelos animais de pastoreio. Para essa cultura é necessário constar que o peso efetuado pelos animais da pastagem no pisoteio não prejudicará as culturas.
As características das pastagens são principalmente: resistência, aptidão para consumo fresco, substâncias antinutricionais.
Fonte: AGRICULTURA E MAR ACTUAL
Cases de Sucesso
Formação excelente na Fazenda Santa Terezinha das Rosas, município de Camapuã/MS – Cultivar BRS Piatã após 70 dias de plantio. Ver case completo
Calculadora de Pastagens